terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Poder do Hoje


O Poder do Hoje 
Terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Um fato interessante ocorreu semana passada, no 43º Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Um painel de peritos reuniu-se para uma discussão denominada “O Líder Consciente”, em que foi explorada a importância da consciência para uma liderança de sucesso nos negócios.

Não é particularmente surpreendente o fato de que a consciência seja um tema em alta hoje em dia, não só entre esses líderes, como também nas escolas de gerenciamento de negócios ao redor do mundo. A verdade é que com todas as distrações, dúvidas, medos e responsabilidades que enfrentamos constantemente, pode ser bem difícil estarmos “presentes” nas nossas vidas diárias.

A Bíblia diz que, quando os israelitas estavam no deserto, eles recebiam alimento um dia de cada vez. O maná caía do céu todo dia, para que eles não tivessem – na verdade, para que eles não pudessem – criar um estoque de alimentos.

Uma das mensagens que essa história nos passa é que “hoje” é o único dia que conta. Aliás, se realmente pensarmos nisso, não existe neste instante nada como o “amanhã”.

Se não formos capazes de nos doar hoje, se não formos capazes de sentir uma conexão com a centelha divina que cada um de nós possui dentro de si, então precisaremos aprender o seguinte ensinamento: não podemos ficar sentados esperando pelo amanhã – um amanhã em que não estaremos ocupados, nem quando for “o momento certo” para compartilhar e para nos conectarmos com aqueles à nossa volta e com as nossas próprias almas. Como disse Johann Goethe: “Nada é mais valioso do que o dia de hoje”.

Isso não é algo que deveria ser fácil. Rav Ashlag escreveu que não existe Luz sem escuridão. Mas nas nossas vidas, em todo lugar onde estejam envolvidos esforço e luta, existe a energia da Luz.

Sendo humanos, todos nós nos defrontaremos com dúvidas e dificuldades na vida. Cada um de nós já duvidou de si em algum ponto da vida – quem somos, o que estamos fazendo, qual é a melhor forma de seguir em frente. No entanto, mesmo que não tenhamos Moisés em nossa geração para tirar-nos dessa incerteza, ainda temos ferramentas e ensinamentos espirituais que podem nos levar a uma consciência mais elevada. Só precisamos abrir um espaço espiritual a fim de usá-los.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Oração do Pobre


Oração do Pobre

O Rei David escreveu nos Salmos que quando uma pessoa ora, deve se sentir pobre. O que ele quis dizer com isso?

Quando nos apresentamos perante o Criador e pedimos alguma coisa, não devemos ter a postura de “eu mereço”. 

Na verdade, não merecemos nada. Estamos pegando emprestado todas as bênçãos que recebemos, e todas elas podem ser tiradas de nós a qualquer momento.

Na realidade, não há nada que jamais possamos fazer para merecer a vida que recebemos do Criador. Será que fizemos por merecer o direito de acordar mais um dia? Que esforço fizemos ontem pelo ar que estamos respirando neste exato segundo? Pela saúde que temos? Pelas amizades que prezamos?

Trata-se de um maravilhoso paradoxo. Quando sabemos que não merecemos, nos conectamos com a Luz e podemos receber tudo.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Estar Presente


Estar Presente
Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Fazer com que as pessoas sintam que estamos ao lado delas e que podem contar conosco, significa estarmos totalmente presentes: física, mental, espiritual e também emocionalmente.

Às vezes fingimos que estamos ao lado da pessoa, mas nossa mente pode estar pensando em outras coisas que precisamos fazer.

Pessoalmente, isso é um grande desafio para mim. Posso estar mandando mensagens de texto para cinco pessoas enquanto escrevo um e-mail e tento, ao mesmo tempo, assistir a um filme com minha mulher, que me diz: "Você não pode estar realmente presente fazendo todas essas coisas ao mesmo tempo." Por mais que eu diga a ela que eu consigo e que isso é possível, a verdade é que eu sei que não é.

Se quisermos realmente compartilhar, não podemos estar absorvidos com outras coisas.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exatamente o que precisamos


Exatamente o que precisamos
Segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Não é fácil lembrar que o Criador está sempre nos ajudando. Especialmente em momentos de dificuldade, depressão ou dor, nossa tendência é esquecer que até mesmo nossos desafios vêm do Criador.

Quando estamos perdidos na escuridão, por mais difícil que isso possa parecer, é importante lembrar que essa situação também vem da Luz. Senão, é como dizer ao Criador: "Não quero sua ajuda! Prefiro fazer isso do meu jeito."

Saiba que independentemente do que você estiver passando, é exatamente o que hoje você precisa vivenciar.